Minha trajetória profissional na área de Sexualidade!

Muito prazer, eu sou a Sexóloga Ilana, formada em Marketing, pós graduada em Pedagogia Empresarial e Pós Graduada em Sexologia.

Conheça mais sobre a minha jornada no universo da Sexologia, da formação até o atendimento individual, escolha de abordagens e nicho de trabalho, saiba a diferença entre psicóloga e sexóloga, o que faz cada profissional e como eu poderei lhe ajudar nesse processo em busca do empoderamento de sua sexualidade.

Você pode estar aí se perguntando: Mas não precisa ser psicóloga para ser Sexóloga?

Essa foi uma das dúvidas que eu mesma tive quando iniciei minha formação, e depois de muita pesquisa, vim esclarecer que NÃO. No Brasil, ainda não existe faculdade de Sexologia e a profissão não é regulamentada, não existe um Conselho Federal de Sexologia, por exemplo. Temos hoje dois níveis de formação na área:

  • Pós Graduação em Sexologia ou em Sexualidade Humana: o pré requisito é ter uma formação a nível de graduação em qualquer área, sim, qualquer profissional graduado pode cursar essa pós e se tornar um Sexólogo. (foi essa que eu escolhi fazer)
  • Curso Livre de Formação em Sexologia: a exigência para um curso livre profissionalizante, é a nível médio, ou seja, se tem o ensino médico completo,  pode fazer este curso e também poder usar o título de Sexólogo.
Logo que me formei na Pós Graduação em Sexologia, decidi atuar inicialmente, com Educação Sexual através do Chá de Lingerie e eventos femininos, além é claro, dos conteúdos on-line.

Lembrando que, de acordo com o dicionário, a definição de Sexólogo(a) é:

Significado de Sexólogo

adjetivoQue se especializou em sexologia, estudo científico da sexualidade e dos distúrbios que lhe são associados.substantivo masculino e femininoPessoa que se especializou em sexologia; sexologista.Etimologia (origem da palavra sexólogo). Sexo + o + do grego lógos; pelo francês sexologue.

Sinônimos de Sexólogo

Sexólogo é sinônimo de: sexologista

Conforme trabalhava com os eventos e produção de conteúdo, fui recebendo muita procura para atendimento individual em terapia sexual, pois muitas pessoas que procuram atendimento nessa área com psicólogos, se deparam com profissionais extremamente despreparados para atender essa demanda, que por muitas vezes é tabu até para eles. Um psicólogo ou psiquiatra, para atuarem como Sexólogos, ou seja, para entenderem das demandas da sexualidade, também precisam cursar a pós graduação ou o curso de Sexologia, já que não aprendem este tema nas faculdades e, suas profissões são regulamentadas, exigindo a especialização de acordo com seu conselho de ética.

Ou seja, o psicólogo que não cursa a especialização em Sexologia, não é um Sexólogo e não tem amplo conhecimento na área de sexualidade humana.

E como saber qual o profissional procurar?

Se a sua queixa, ou seja, o problema no qual você busca ajuda, está diretamente ligado a sexualidade, o profissional que você deve buscar é o Sexólogo(a).

Já se você sofre de outros transtornos como ansiedade, depressão, TOC, por exemplo, o profissional que você deve procurar é o Psicólogo, até mesmo para diagnosticar um desses transtornos, caso você ainda não saiba o que tem exatamente.

Vale lembrar que, é comum que no processo terapêutico, ambos profissionais encaminhem o paciente um para o outro, caso identifiquem questões clínicas que fogem as suas competências. Além disso, o paciente também pode ser encaminhado para um tratamento multidisciplinar com ginecologista, urologista, fisioterapeuta pélvico, etc.



E quanto as abordagens terapêuticas, qual a diferença?

Tanto o Sexólogo, quanto o Psicólogo, podem abordar as técnicas de psicoterapia, assim como outros profissionais, de acordo com o próprio Conselho Federal de Psicologia:

O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos, podendo ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.

O mesmo conceito vale para a prática da psicanálise, hipnose, entre outras técnicas terapêuticas, incluindo a terapia-cognitivo-comportamental, sendo necessário que se especializem nas técnicas terapêuticas que escolham atuar. Contudo, psicólogos não estão autorizados pelo conselho a utilizar técnicas e ferramentas de coaching, já o sexólogo pode.

Coaching é um processo, uma forma de desenvolvimento, uma metodologia com técnicas e ferramentas, onde o coach treina, orienta e ensina um conjunto de competências e habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por absolutamente qualquer pessoa para alcançar um objetivo específico na vida pessoal ou profissional, até 20 vezes mais rápido que nas terapias convencionais, comprovadamente.


Abordagens terapêuticas e técnicas que eu escolhi para atuar no atendimento individual

Tenho formação em 2 linhas de abordagens, e sigo no meu atendimento individual de acordo com a avaliação de cada caso, sendo Master Love e a Terapia Cognitivo Sexual:

  • Master Love: são técnicas de coaching com foco na área de sexualidade e relacionamento, que auxiliam o cliente na mudança comportamental a fim de atingir um objetivo específico nessas áreas de maneira bem rápida. Essa metodologia foi desenvolvida pela Cátia Damasceno, criadora do maior canal de relacionamento do mundo, considerada a maior referência do Brasil em intimidade de casais, autora do bestseller Bem Resolvida, e pela Anna Neves, referência em formação de desenvolvimento pessoal e especialista em comportamento humano.
  • Terapia Cognitivo Sexual: é uma proposta de psicoterapia integrativa que une conceitos da terapia cognitivo comportamental com evidências científicas sobre sexualidade e a experiência em atendimento clínico e supervisão na terapia de pacientes com queixa sexual, observados pela Dra. Aline Sardinha, psicóloga, coordenadora do Núcleo de Disfunções Sexuais do IPUB/UFRJ. Se baseia no estudo de crenças e comportamentos relacionados a sexualidade e como os pensamentos e emoções influenciam na queixa da falha sexual, abordagem mais utilizada como tratamento terapêutico e psicoeducação sexual.

Para quem é indicado o meu atendimento individual?

Meu atendimento individual tem como objetivo empoderar mulheres de sua sexualidade, sendo assim, é exclusivo à mulheres com queixas relacionadas a:

  • Tabus sobre autoconhecimento 
  • Falta de Desejo (D.S.H.)
  • Dificuldade em atingir o orgasmo (anorgasmia)
  • Baixa autoestima influenciando o relacionamento e/ou sexualidade


Entre em contato comigo e agende a primeira consulta, on-line grátis e sem compromisso, a minha missão de vida é empoderar mulheres de sua sexualidade para que todas as mulheres alcancem o prazer que merecem! Vamos juntas em busca desse objetivo? Tenho certeza que com a minha ajuda VOCÊ É CAPAZ!


Você também pode me contratar para seu Chá de Lingerie e me acompanhar nas redes sociais: @amor.informal estou a disposição para esclarecer suas dúvidas e te empoderar de conhecimento livre de tabus, segue lá e vem ser Informal você também!

Comentários