Você pode ter uma dessas IST's e não sabe!

IST's são Infecções Sexualmente Transmissíveis, geralmente conhecemos as mais famosas e perigosas: Sifilis, Gonorréia, Hepatite, HPV e HIV, você provavelmente teve uma aula de "educação sexual" na escola alertando sobre os perigos dessas infecções, mas o que você não sabe é que existem IST's que podem ficar por muito tempo assintomáticas principalmente nos homens, e que quando apresentam sintomas, na maioria das vezes nas mulheres, são facilmente confundidos com outras doenças, quando tratadas de maneira incorreta, podem gerar sérias consequências.

E uma delas é a Clamídia , a infecção de maior prevalência do mundo, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres. Aqui no Brasil é muito raro que um médico peça exame específico para Clamídia.
A infecção pode ser assintomática, mas quando os sintomas aparecem, são parecidos nos dois sexos e podem ser confundidos com infecção de urina:
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Aumento do número de micções;
  • Presença de secreção fluida;
  • As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual e dor no baixo ventre.
A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas pode acometer a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares.
A clamídia é uma das causas da infertilidade masculina e feminina
Mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite (oftalmia neonatal) e pneumonia.
Apesar de poder gerar sérias consequências, quando diagnosticada corretamente é facilmente tratável com medicação oral administrada para o casal, a fim de evitar reinfecção.
Uma outra infecção de nome diferente, porém bem comum é a Tricomoníase, ela é causada pelo protozoário  Trichomonas vaginalis. Causa corrimento purulento, de cor amarela esverdeada, com odor desagradável em 70% dos casos, coceira genital e dor ao urinar nas mulheres, os homens não costumam apresentar sintomas, por isso é muito comum que seja confundida com a Candidíase, que não é uma IST e sim um fungo que faz parte da nossa flora vaginal e que por diversos motivos de saúde e higiene, podem se proliferar de maneira anormal causando desequilíbrio e sintomas como corrimento anormal. Apesar de não ser uma IST, ela também pode ser transmitida pela relação sexual desprotegida.
O tratamento também envolve o uso de antibiótico via oral para o casal e medicamento intravaginal para a mulher. Os riscos da falta de diagnóstico correto incluem o risco de parto prematuro em gestantes.
A melhor forma de se prevenir contra IST's é utilizando preservativo em todas as relações sexuais, é seu direito se proteger, exija do seu parceiro. Caso o casal, em uma relação monogâmica, opte por não utilizar o preservativo, é importante que se faça a troca de exames de rotina de IST's e que as mulheres também mantenham seu exame preventivo em dia. Cuide da sua saúde!

Com muito amor,
Ilana Rangel
Sexóloga e fundadora Amor Informal


Comentários