Mulher de Fases, sim, somos cíclicas!

Somos sim complicada e perfeitinha, mulher de fases como diziam os Raimundos, e por que negar? Somos cíclicas por natureza, e isso não deveria ser considerados algo ruim, muito pelo contrário, pode ser maravilhoso conhecer e saber aproveitar cada momento do nosso ciclo menstrual.

Por muitos anos nossas mudanças hormonais foram estereotipadas e resumidas a tão mal falada TPM, e fomos forçadas a acreditar que essas mudanças só trazem prejuízos pra nossa vida social e profissional, aprendemos a controlar todas as nossas variações, para nos encaixarmos em um mundo masculino e linear, o que vai contra nossa biologia. Diferentemente dos homens, não só nossos hormônios, mas também o nosso corpo, sofre diversas mudanças físicas e psíquicas ao longo do ciclo, que pode variar entre 23 e 28 dias a depender de cada mulher. Então vamos entender melhor o que são essas fases que a ciência resume em Fase Folicular e Fase Lútea, mas que aqui farei 2 subdivisões em cada uma dessas fases, combinando ciência com teorias ancestrais do sagrado feminino:

Fase Folicular - Menstruação

A ciência denomina de fase folicular, a que se inicia no primeiro dia da menstruação, nessa fase, a hipófise (que fica lá no nosso cérebro), começa a enviar para o nosso ovário o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) que por sua vez, faz com que os folículos comecem a produzir o hormônio estrogênio, que vai fazer com que esse folículo amadureça para se transformar em um óvulo. O estrogênio também é responsável por fazer com que a mulher fique mais atraente e confiante, até mesmo mais bonita, graças a esse hormônio, temos curvas, seios e não barba, por exemplo, não à toa, esse é o hormônio que as mulheres trans utilizam na transição.
No início da menstruação, a concentração de estrogênio ainda é baixa, além disso, nosso colo do útero está mais baixo, já que está com o peso da camada de endométrio, que vai ser expelida ao longo do período menstrual, que pode variar de duração para cada mulher. Sendo assim, muitas mulheres relatam a diminuição na libido e os desconfortos na região pélvica, o que faz com que elas se recolham em relação ao sexo, porém, devida a alta lubrificação, conforme o estrogênio vai aumentando ao longo do período menstrual, existem mulheres que relatam sentir muito desejo.

Já a sabedoria ancestral diz que, no período da menstruação temos menos energia física, é um ótimo momento para nos recolhermos em nosso eu interior, assim como nosso corpo está jogando para fora o que não precisa mais, também é um bom momento para organizarmos nossa vida, mente, projetos, da mesma forma, é hora de analisar, refletir, meditar, e principalmente, prestar mais atenção na nossa intuição que está mais aguçada. Evitar coisas, pessoas e lugares que nos trazem memórias e energias pesadas e respeitar o nosso momento de introspecção caso sinta que precise.

Fase Folicular - Pré Ovulatória

Ainda durante a menstruação, os níveis de estrogênio vão aumentando, assim como a produção de testosterona, que nos dá mais energia e mais motivação, nesse período, quanto mais perto da ovulação, mais estrogênio está sendo produzido, com isso temos mais autoconfiança. Esse é o momento ideal para exercícios físicos mais intensos, para dar início a novos projetos, aprender coisas novas, e quem sabe experimentar coisas novas na cama, noites de sexo mais intensas, já que estamos abertas ao novo e cheia de energia pra gastar.

Fase Lútea - Ovulação

Quando a ovulação vai chegando a hipófise envia o LH (hormônio luteinizante) que prepara o útero para receber um óvulo fecundado e estimula a produção de outro hormônio, a progesterona, esse hormônio ajuda a equilibrar nosso estrogênio, melhora nosso sono e humor, além disso temos mais lubrificação na região genital, mais desejo sexual, autoconfiança, e nos sentimos mais bonitas de modo geral, já que pele, cabelos e curvas também são afetados pela dupla estrogênio + progesterona.

Esse período também nos torna mais voltadas para as relações com o próximo, mais comunicativas, sociáveis e atraentes, é um ótimo momento para marcar aquele encontro com o crush, reuniões, celebrações, enfim, socializar num modo geral é a melhor maneira de tirar o melhor proveito dessa fase do ciclo.

Fase Lútea - Pré Menstrual

Essa, sem dúvida, é a fase mais polêmica de todas, aquela cuja a sociedade só enxerga a tensão, e sim, é um momento tenso, os hormônios que nos deixaram bem até agora, vão caindo drasticamente, e seria impossível não sentirmos esses efeitos, nossa energia física e disposição diminuem, obrigando nosso corpo a também desacelerar e se preparar para a fase mais desafiadora fisicamente, a menstruação. Mas não é tão ruim assim, a queda desses hormônios também nos deixa mais sensíveis e mais intuitivas, logo, menos tolerantes ao que nos faz mal, neste momento estamos mais introspectivas, e pode ser um bom momento para o autocuidado e autoconhecimento. Não podemos achar que estamos loucas ou irritadas à toa, as críticas, frustrações e impaciência que sentimos nessa fase, revelam tudo que precisa ser mudado em nossas vidas. É um ótimo momento para avaliar, planejar e criar, ouvir sua voz interior, respeitar o nosso corpo, finalmente entender para que serve essa fase do nosso ciclo e fazer as pazes consigo mesma.

Se você quer conhecer e saber tirar o melhor proveito da mulher de fases que existe em você, é interessante observar, fazer anotações, e começar a ter atitudes correspondentes ao nosso estado de espírito em cada momento, pois apesar de biologia, cada mulher é única e sempre irão existir um conjunto de fatores influenciando nos nossos momentos de vida. Respira, não pira e saiba aproveitar sempre o que vem de bom com as mudanças!

Com muito amor,

Ilana Rangel
Sexóloga

Comentários