A longa estrada para excitação

Para entendermos sobre esse caminho até a excitação, precisamos primeiro saber o que é de fato a excitação

Excitação é o conjunto de sinais físicos e psíquicos de que estamos preparados para o sexo ou a masturbação. Quando ficamos excitados, nossos batimentos se aceleram, nosso cérebro libera hormônios responsáveis pelo bem estar, e a anatomia genital muda:
Nos homens o corpo cavernoso do pênis se enche de sangue causando uma ereção, e na mulher, o clitóris se enche de sangue e fica ereto, o sangue também enche a vulva, a lubrificação aumenta e o canal vaginal se alarga e aumenta, nossa quanta coisa ne. Mas o que é preciso acontecer antes, pra conseguir essa excitação? Desejo Sexual e estímulos



Os pesquisadores americanos Dr. William Masters e Virginia Johnson, na década de 60, fizeram uma pesquisa em laboratório para explicar cientificamente o que acontece com o nosso corpo durante o sexo, na conclusão da pesquisa, eles chegaram a um padrão de resposta sexual para homens e mulheres ao qual deram o nome de Ciclo de Resposta Sexual Humana, era composto por quatro fases diferentes: Excitação, Platô, Orgasmo e Resolução. A série Masters of Sex é baseada nesse estudo, para quem tiver curiosidade, está disponível nos streaming Amazon Prime Video e Globo Play.



Com o passar dos anos e as demais pesquisas feitas na área, passou-se a entender o Ciclo de Resposta Sexual não como um padrão, mas com variações entre homem e mulher e com mais etapas importantes e fundamentais, anteriores a excitação: Desejo Sexual e Estímulos.


Falamos sobre o desejo em outro texto, clique AQUI para conferir, hoje falaremos um pouco mais sobre os estímulos.

Os estímulos são todas as sensações que nos afetam e provocam reações, levando a excitação, eles estão diretamente ligados a nossa imaginação e memória, ou seja, o nosso grande órgão sexual, que faz tudo acontecer, não está lá embaixo como pensam, mas sim, bem mais pra cima: o Cérebro . Por isso, não só homens e mulheres, mas cada pessoa, vai responder diferente a cada estímulos recebido.

Cada um dos nossos sentidos é capaz de receber estímulos, enviando a mensagem ao cérebro, que por sua vez, faz todas as conexões para a excitação, ou seja, nossos estímulos são Sensoriais, temos textos aqui sobre cada um deles: audiçãovisão, olfatotatopaladar.

É importante aproveitar e explorar cada um dos sentidos, pois eles serão capazes de causar sensações diferentes em cada um, abuse das preliminares, inclua produtos sensuais na sua relação para aproveitar ainda mais essa incrível capacidade de sentir, esse é o melhor caminho para se chegar ao orgasmo.



Com muito amor,
Ilana Rangel
Sexóloga e fundadora Amor Informal



Comentários