Saiba a diferença entre: Orientação Sexual x Identidade de Gênero



Hoje vamos falar um pouco sobre a diferença entre Orientação Sexual e Identidade de Gênero, esse assunto que ainda gera muito confusão entre as pessoas, principalmente porque a cada dia surge um termo novo atribuído a esse assunto. Vamos tentar descomplicar um pouco tudo isso?!

Antes de falar sobre orientação e identidade, precisamos explicar o que é sexo e o que á gênero:

Sexo: a palavra sexo pode se referir ao ato sexual, mas nesse contexto falaremo dela na referência as distinções biológicas e anatômicas do corpo humano como: genitálias, seios, aparelho reprodutivo, etc. Nascemos com genitálias: vulva, pênis, ambos ou ausentes (raro).

Gênero: já o gênero, refere-se a construção sociocultural da nossa sexualidade, ou seja, se você nasce com o sexo biológico vulva, a sociedade acredita que deva ser criada dentro de um contexto social do que é certo e errado sobre ótica do gênero feminino, que propõe padrões de como uma menina deve se comportar, o que deve vestir, com que tipo de brinquedo deve brincar, etc.
Essa desconstrução do gênero é uma das maiores lutas da causa feminista.
Como disse Simone de Beauvoir: "Não se nasce mulher, torna-se mulher"
Quando se propôs os papéis do gênero feminino dentro da sociedade, também limitou-se as possibilidades, opções e escolhas das pessoas que se identificam como mulher, reprimindo diversas expressões pessoais de cada um.

O gênero masculino também sofre com essa construção, com a masculinidade tóxica a que são submetidos, como aquela velha história de "homem não chora" por exemplo.

Mas e se a pessoa não se identifica com o gênero ao qual a sociedade atribui ao seu sexo biológico? É aí que falaremos sobre Identidade de Gênero.

Identidade de gênero: é a experiência da pessoa a respeito de si mesma e das suas relações com o outro gênero, ou seja, como ela se enxerga dentro do contexto social. A identidade de gênero independe do sexo biológico e ela pode ser:

Identidade Binária: quem se reconhece com o gênero masculino ou feminino, e se subdivide em:

- Cisgênero: pessoas que se reconhecem de acordo com o gênero atribuído pela sociedade ao seu sexo biológico. Exemplo: pessoas que nascem com pênis e se reconhecem com o gênero masculino.

- Transgêneros: pessoas que não se reconhecem com o gênero atribuído socialmente ao seu sexo biológico. Estas pessoas possuem um sexo biológico, mas reconhecem sua identidade de gênero como sendo oposto do esperado pela sociedade. Exemplo: Sexo biológico pênis, se identifica e se reconhece com o gênero feminino e vice-versa.

Identidade Não-binária: quem não se reconhece nem inteiramente masculino e nem feminino, ou seja, não se reconhece em nenhum gênero específico independente do seu sexo biológico. São também chamados de agêneros, queer, genderqueer e outros.

Agora que já entendemos o que é sexo e gênero, precisamos te contar mais uma coisinha, pessoas cisgêneros não necessariamente são heterossexuais, assim como pessoas transgênero não são necessariamente homossexuais. Deu um nó aí na sua cabeça agora né? Tá na hora de falarmos sobre orientação sexual.

Orientação Sexual: é como se sente atração afetiva e/ou sexual, por homem ou mulher, independente do sexo biológico, a orientação se classifica como:

- Heterossexual: pessoas que sentem atração afetiva e sexual por pessoas de gênero oposto.

- Homossexual: pessoas que sentem atração afetiva e sexual por pessoas do mesmo gênero.

- Bissexuais: pessoas que sentem atração afetiva e sexual por pessoas de gênero feminino e masculino.

- Assexuais: pessoas que não sentem atração por nenhum gênero.

- Pansexuais: pessoas que sentem atração afetiva e sexual por pessoas de qualquer gênero e ainda por pessoas que não se identificam com nenhum gênero.

Antigamente usava-se de maneira equivocada o termo Opção Sexual, mas para entender o porque este termo não é mais aceito, se você é uma pessoa heterossexual, se faça a seguinte pergunta: "Quando eu escolhi sentir atração pelo sexo oposto?" 

Aposto que você percebeu que não existe resposta para essa pergunta, pois não temos a "opção" de escolher por qual gênero sentiremos a atração, simplesmente é uma descoberta que acontece na puberdade.

E aí que está outra questão, descobrimos nossa orientação sexual junto com os desejos que começam a surgir geralmente na puberdade, já a identidade de gênero é uma descoberta anterior totalmente independente de atração afetiva ou sexual, crianças que não se enxergam do mesmo gênero de seu sexo biológico, na sua maioria ainda não descobriram sua orientação sexual e nem mesmo sabem como funciona o desejo em seus corpos. Por isso é cada vez mais importante, levar a discusão sobre identidade de gênero, não só entre adolescente e adultos, mas também no contexto infantil através de uma educação social que seja adequada a cada fase de vida, afinal, você já sabia se era menina ou menino muito antes que querer beijar alguém na boca, por exemplo.

Este texto tem a função de, apenas, auxiliar na disseminação de informações, pois o conhecimento é a melhor arma no combate ao preconceito! As informações aqui contidas, foram retiradas de diversos textos e estudos na minha formação como sexóloga, assim como diálogos diretos com a comunidade LGBT, no entanto, estamos abertos a críticas construtivas e complemento das informações, principalmente vindo de pessoas que se dediquem ao aprofundamento deste tema.


Com muito amor e respeito,
Ilana Rangel
Sexóloga

Comentários