Relação Clitóris x Ponto G


Hoje vamos falar um pouco sobre essa relação não compreendida entre o Clitóris e o Ponto G, mas antes de ir direto ao ponto, precisamos falar sobre o clitóris e como sua estrutura funciona.

Em 1998, não muito tempo atrás, a urologista australiana Hellen O'Connell, mapeou e divulgou a estrutura completa do nosso clitóris, ela descobriu que a parte visível localizada na nossa vulva, é apenas a ponta do iceberg (glande), que o clitóris tem uma estrutura muito maior, localizada na parte interna, por trás da nossa vulva, conforme figura abaixo:




O clitóris tem como única função no organismo dar prazer, levar ao orgasmo, e a mulher é o única ser que tem um órgão destinado apenas para essa função. Aproveita Garota!

Outra descoberta importante a respeito do clitóris é que ele tem estrutura e funcionamento muito parecido com o pênis masculino quem diria:



Vamos a descrição de ambos os órgãos:


  • Glande: ponto mais sensível dos órgãos, na mulher possui 8 mil terminações nervosa e no homem 4 mil ganhamos, fica rígida e aumenta de tamanho durante a excitação.
  • Corpo Cavernoso: se enche de sangue no momento da excitação, aumenta de tamanho, causando a ereção, ou seja, mulher também tem ereção. 
  • Corpo Esponjoso ou Bulbo: também se enche de sangue e fica responsável pelo aumento da sensibilidade. Quando essas regiões estão extremamente vascularizadas, mudam de coloração,  tornando tanto o pênis quanto os lábios internos mais escuros.
Observações: a parte da abertura também pode ser conhecida como Raiz ou Crus e se estendem mais profundamente na pelve. 

Ok, agora conhecemos o clitóris, mas afinal, qual a relação dele com o Ponto G?

Em outro post, eu detalhei um pouco mais sobre o Ponto G, se você não leu, clique AQUI, mas
na época eu não havia me aprofundado nos estudos do clitóris, por isso, assim como a maioria das pessoas, eu também imaginava que o Ponto G era uma estrutura separada, localizada na parte interna anterior do canal vaginal e que tinha uma textura rugosa e rígida.

Após estudar e observar várias hipóteses a respeito do mito do Ponto G, hoje eu apresento a vocês a hipótese que eu apoio, que se baseia na localização do Ponto G e no funcionamento do Clitóris.
Observe na figura abaixo que, o local onde dizem estar o ponto G nada mais é do que as costas do clitóris, que no momento da excitação, se enche de sangue e se torna mais perceptível ao toque e muito mais sensível.



O clitóris é o órgão máximo responsável pelo nosso prazer e orgasmos, sendo assim, deixo uma questão e um spoiller do nosso próximo post: existe orgasmo vaginal e orgasmo clitoriano?

Inscreva-se aqui no nosso site para receber conteúdo em primeira mão!
E acompanhe nosso Instagram para visualizar os vídeos exclusivos.




Com muito amor,
Ilana Rangel
Sexóloga e fundadora da empresa Amor Informal

Comentários