Teclado, monitor e desabafo: Razão X Coração

Quando a razão diz uma coisa e o coração diz outra, fica tudo uma confusão só, é difícil saber qual caminho escolher. O coração é burro, enxerga o melhor em tudo e a razão analisa calmamente os prós e contras, coloca tudo numa balança e usa a lógica. Só queria entender porque que as pessoas sempre dizem pra seguirmos nossos corações e depois julgam a nossa razão como se fôssemos tolos.




O texto de hoje é um desabafo sobre o quanto sofro todas as vezes que a vida me impõe situações de escolha. Geminiana nata, daquelas que leva horas, dias, meses e até anos pra tomar uma decisão e depois muda de ideia, assim, da noite pro dia. É bem difícil ser eu, gostaria de ser mais prática, gostaria de dizer que sei o que quero, é eu sei o que eu quero racionalmente falando, consigo traçar minhas metas em longo prazo, costumo dizer que sei onde quero chegar, só não sei qual caminho seguir. E é no caminho que eu me perco, rodo em círculos, dou dois passos pra frente e um pra trás e to sempre com a sensação de que não explorei o suficiente minhas possibilidades (nunca dê muitas possibilidades para uma geminiana, rsrsrs).

Seria muito bom se pudéssemos ser felizes só com as escolhas do coração ou da emoção, mas infelizmente nem sempre é assim, o que devemos buscar é o equilíbrio entre a razão e a emoção. É ótimo ser impulsivo, se entregar, amar, mas é preciso saber reconhecer o seu próprio exagero. Às vezes deixamos o coração guiar por tempo demais e não somos reconhecidos, e isso vale tanto no campo de relacionamentos quanto no campo profissional. Muitas vezes somos feitos de bobos por aqueles que se acham mais espertos, por aqueles que são frios e racionais ao extremo, também não é bom ser assim porque a vida precisa de uma dose de emoção.

Quando eu estou envolvida seja sentimental ou profissionalmente eu sempre enxergo tudo com muita empolgação e me entrego, dou o melhor de mim, faço tudo de coração e com o coração, mas depois, quando alguma dá errada que eu começo a ver e analisar através da razão onde foi que eu me equivoquei, onde eu poderia ter sido mais racional, quais os pontos eu deixei de lado por estar empolgada e emocionada demais com a situação.


Hoje me encontro exatamente entre a razão e o coração, no meio disso, todos os meus prós e contras, todos os meus medos, tudo isso me apavora. Sei que no final das contas, preciso encontrar o meu equilíbrio e fazer as escolhas que me fizerem mais feliz, ter minha consciência tranquila para não me arrepender de nada, absolutamente nada, independente de quem foi meu conselheiro, não posso entrar numa guerra comigo mesma. Ta na hora de selar um acordo de paz entre R&C e que estejam juntos em busca de um só objetivo: fazer-me sorrir!


¨O coração tem razões que a própria razão desconhece"
Blaise Pascal


Com muito amor,
Luna LoVe

Comentários