Do amor ao altar...será?!

Casar ou não casar, eis a questão

Estive conversando com as amigas casadas e solteiras, resolvi escrever esse texto, pois que mulher nunca se fez esse tipo de pergunta? De repente você olha pro lado e vê que todo mundo está casando, aí você se pergunta por que é a única que ainda não está pensando nisso. Vou explicar como essa confusão foi dominando minha mente. Eu nunca quis casar, meu sonho de vida era ser bem sucedida, comprar meu próprio apartamento e ir morar sozinha, sim sozinha, me imaginava namorando pra sempre, cada um na sua casa e um pouco aqui, um pouco lá, curtindo assim, sem deixar a rotina quebrar a magia do amor.

Estava em um relacionamento de alguns anos, e todos esperavam que eu desejasse o casamento a essa altura, e eu espera que ele quisesse isso, mas eu mesma nem sabia o que queria. Depois de comprar meu apê comecei a pensar que estava realizando tudo que sempre sonhei. Seria à hora de começar a sonhar um sonho novo? Pensei ser à hora de talvez começar a pensar no tal assunto que sempre foi tabu pra mim: CASAMENTO. Foi então que descobri que ele (o pretendente a noivo) não desejava isso nem num futuro distante, ele tinha certeza que não queria. Eu fiquei ofendida, já que ainda estava pensando no assunto e indecisa se queria ou não. E se daqui a 1 ano eu resolvesse querer? Um monte de “e se” começou a atormentar minha cabeça e entre outros por menores, levou a ruptura do meu longo namoro, que afinal não ia dar em nada mesmo, né?!

Assim começava a surgir uma nova questão em minha mente: por que um namoro tem que levar ao altar? Isso é quase que obrigatório, faz parte de um protocolo criado por uma sociedade que o segue sem se fazer qualquer questionamento a respeito. E no auge da minha solteirice vejo amigas recém casadas se separando e me dizendo: “não faça isso” enquanto outras ficam noivas e começam a planejar sua a vida a dois. Após pensar muito no assunto, cheguei a uma conclusão um tanto bizarra, alguns podem não gostar dela, mas acho que é mais ou menos assim:

Casar é perder e ganhar. Sem dúvida o mais difícil no casamento é quebrar rotina que se estabelece logo no primeiro ano, e acredito que o que mais me irrita é o quanto a sociedade é machista. Por melhor que seu namorado seja, será que ele vai achar estranho se vocês dividirem as tarefas da casa igualmente? Mais estranho ainda se você trabalha e estuda e ele que só trabalha e chega mais cedo em casa, tiver mais tarefas que você? Se ele é um homem realmente bom e compreensivo ele vai entender que a casa é dos dois e o casamento é parceria. O problema é a sociedade, é ela que te condena, é ela que vai falar pro seu lindo marido que ele é um otário de estar fazendo as suas obrigações, enquanto você não faz nada (como se uma rotina de trabalho e faculdade não fosse nada) e assim plantam a sementinha da discórdia na cabeça desse homem. Infelizmente esse tipo de assunto acaba sendo o motivo de muitas discussões bobas que vão pouco a pouco virando essa tal “rotina do casamento”.

Aí vocês devem estar se perguntando: quem é essa garota pra falar de casamento já que nem casada ela é? Como eu disse anteriormente, todas as minhas teorias são baseadas em observação e conversas com mulheres casadas, a começar na minha própria família, meus pais são casados há 25 anos, eu não sou fruto de um lar desfeito, mas aprendi vendo na prática que casamento é mesmo complicado. Não pense que vocês vão se amar todo dia, vai ter dias que você nem vai querer olhar pra ele. E seu marido SEMPRE vai querer sexo, mas você às vezes estará realmente cansada e querendo só uma massagem. E sim, você vai acordar de mau humor, descabelada e com bafo, acredite, ele também, mas você vai se importar mais com isso. Não podemos nos esquecer da TPM, ela afeta mesmo a nós mulheres, mas não é a culpada por tudo. Você vai ficar com raiva dele quando ele bagunçar o que você arrumou ou quando você falar/ pedir/ suplicar e ele não atender a alguma exigência sua, pois certas coisas pro homem é só detalhe e pra mulher é fundamental, isso faz parte da vida a dois. 

Mas não vim aqui só pra condenar o casamento, claro que tem as coisas boas, quando conseguem superar as divergências o casamento pode ser realmente um bom negócio, se seu marido é seu parceiro, seu cúmplice (no bom sentido), seu sócio, seu amante e seu melhor amigo isso vai tornar tudo muito bom mesmo. Só que no casamento a via é de mão dupla, você deve ser pra ele tudo que ele é pra você e vice-versa, não necessariamente isso vai acontecer ao mesmo tempo. Haverá momentos em que a balança irá pesar mais para um lado, por inúmeros motivos, isso acontece o tempo todo. O que um faz pelo outro não deve ser esperando nada em troca, mas receber algo em troca no momento certo faz toda a diferença.



Sei que talvez um dia eu encontre alguém com quem eu queira passar o resto da vida, alguém que posso desmistificar todo o meu conceito, que me faça ver que ao lado dele eu poderia transpor todos os obstáculos e que tudo isso irá valer a pena. Enquanto esse dia não chega, vou sendo feliz com os amores que aparecem: “que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”.

Com muito amor,
Luna LoVe

Comentários