Da paixão ao amor...

O melhor amor é o do começo de tudo, talvez ainda não seja amor, pode ser só paixão, mas já é bom. Quando você quer cuidar do outro, quer dar carinho, atenção, está sempre à postos para ajudá-lo em todos os projetos. A saudade que aperta no peito enquanto você conta os dias pra vê-lo outra vez. O beijo é longo e quente, e vocês querem aproveitar cada minuto juntos. Adoram provocar risadas um ao outro, adoram se divertir e evitam falar nos problemas. Eu queria ter esse começo pra sempre, não como um estágio da vida, não como apenas uma passagem, mas que isso fosse a minha rotina. Entendo que faz parte do processo evolutivo tornar as coisas um pouco mais profundas e acho que aí que começa o amor.

Talvez tudo aconteça mais ou menos assim, primeiro vem à paixão e, quanto mais ficamos juntos, mais queremos estar, então começamos a namorar na esperança que essa sensação fique cada dia melhor e mais intensa. Muitas vezes ela realmente fica e aos poucos se transforma no amor. Quando paramos de flutuar e começamos a por os pés no chão bem ao lado dos dele, quando tiramos a lente colorida que enxerga a perfeição e começamos a ver os defeitos do outro, ainda assim aceitando ele, exatamente como ele é. Quando tudo dá errado, você se irrita, vocês brigam, discutem, e você permanece ali, só porque você não seria feliz com mais ninguém. Sim feliz, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, é esse o significado dessas palavras repetidas diante dos altares mundo a fora. Depois que esse amor toma conta de tudo e nos faz a pessoa mais feliz do mundo, aí talvez seja a vez do casamento. Sinto que as pessoas se casam pela felicidade, pra ter mais felicidade, nunca estamos satisfeitos, queremos sempre mais.

Sabemos que muitos casais se casam por paixão, e mesmo quem se casa por amor nem sempre consegue mantê-lo dentro das adversidades do casamento. O que acontece é que nem toda paixão vira amor, nem todo amor vira casamento, mas todas as experiências nos deixam marcas e ensinamentos e nos tornam melhores para o próximo relacionamento.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões

Com muito amor,
Luna LoVe


Comentários